Rio Branco 0x1 Guarani - Tigre vacila denovo e Bugre assume a liderança


Foi um jogo fraco tecnicamente, Rio Branco e Guarani até que fizeram uma partida equilibrada, mas os erros nas finalizações e passes prevaleceram no jogo de ontem à noite no estádio Décio Vitta.

Na primeira etapa, a equipe da casa estava taticamente melhor postada em campo, e tocou a bola com mais tranqüilidade, porém foram raras as oportunidades em que o Rio Branco assustou o goleiro bugrino Émerson. As principais jogadas do Tigre sempre se desenvolviam nos pés de seu melhor jogador tecnicamente falando, o lateral Pepe. O lado esquerdo da zaga do Guarani era um trajeto fácil para os atacantes adversários, com boa movimentação pelas costas do lateral Brida.

O Guarani, do treinador Argel Fucks, veio a campo com um esquema tático mais ofensivo: com dois meias de criação (Jefferson Luís e Márcio Guerreiro) o objetivo do Bugre era ter mais posse de bola e criar mais chances de gol, municiando mais efetivamente os atacantes.
Mas, as mudanças no Bugre não se comportaram como o esperado e, no primeiro tempo, apenas três boas oportunidades foram criadas.

Logo aos 4 minutos, Marcos Denner tentou invadir a área e dominar a bola, mas Fernando Henrique, goleiro do Tigre, fez a defesa.
Nos contragolpes o Rio Branco chegava com perigo, e aos 14 minutos Émerson espalmou para escanteio o chute de Tito.

Apesar da superioridade do Rio Branco, foi o Guarani quem criou a chance mais clara de gol de todo o primeiro tempo: incrivelmente, o atacante Marcos Denner, que dominou a bola e driblou o goleiro, acabou desperdiçando um gol feito, chutando na trave.

No segundo tempo, o treinador bugrino Argel Fucks promoveu alterações que surtiram efeito no panorama do jogo: entraram no decorrer da etapa final os atacantes Dairo e Fabinho e o volante Dada, nos lugares Marcos Denner, Márcio Guerreiro e Bruno Rangel, respectivamente. Isto deu mais velocidade e o controle das ações no meio de campo ficou com a equipe de Campinas. Mas o jogo continuou sem muita inspiração técnica por parte das equipes.

O Rio Branco voltou com uma proposta de contra-atacar o Guarani, jogando nos erros adversários, porém a equipe de Americana esbarrava nas suas deficiências técnicas.
Sem muitas emoções com a bola rolando, foi com a bola parada que aconteceu o gol da vitória. Aos 28 minutos, foi anotada falta na intermediária da zaga do Rio Branco. Rodrigo Heffner preparou-se para a cobrança e acabou realizando uma jogada ensaiada. Ele rolou para o lado e o meia Jefferson Luís soltou uma bomba, e a bola estufou as redes do Rio Branco: golaço e Guarani 1 a 0.

No fim do jogo, o atacante Dairo agrediu o zagueiro do Rio Branco e acabou sendo expulso de campo. A partir daí a equipe da casa tentou se lançar de vez para o ataque, mas o Guarani soube segurar a pressão e a vitória no fim do jogo.

Destaque para mais uma boa atuação segura da dupla de zaga do Guarani, formada pelos zagueiros Ailson e Aislan e para a evolução do time do Rio Branco, que vem melhorando a cada rodada, mas mesmo assim longe do padrão de jogo ideal para fugir da situação ruim na tabela.

Com o resultado, o Bugre chegou a 14 pontos e assumiu a liderança isolada do Grupo 2 da Série A2. Invicto, o Guarani acumula quatro vitórias e dois empates na competição. O golaço de falta marcado pelo meia Jefferson Luís no 2º tempo foi um prêmio para a torcida bugrina, que compareceu em bom número e foi grande maioria na casa do adversário, ultrapassando e muito a expectativa de sua própria diretoria, que acreditava em apenas 500 torcedores do Bugre em Americana.


Para terminar a 6ª rodada em 1º lugar, o Bugre foi beneficiado pelo empate do XV de Piracicaba, que vencia por 3 a 1, mas viu o Atlético Sorocaba igualar o placar por 3 a 3, em Piracicaba. Com 12 pontos, o XV caiu da 1ª para a 3ª colocação, enquanto o vice-líder agora é o São José, com 13. Já a equipe de Americana segue na última posição, com apenas três pontos.


Próximos jogos
Embalado, o Guarani volta a campo no sábado (05/02), num duelo caseiro. O time enfrenta o Red Bull Brasil, às 19h, no Brinco de Ouro. O Rio Branco vai até Sorocaba enfrentar o Atlético local, sábado às 17 horas no Estádio Walter Ribeiro (CIC).

FICHA TÉCNICA

Rio Branco 0 x 1 Guarani
Local – Estádio Décio Vitta, em Americana
Árbitro – Leonardo Vinicius Pereira
Público: 1.109 pagantes - Renda: R$ 8.740,00
Gol: Jefferson Luis, aos 28’/2T (Guarani)
Cartões amarelos: Pepe, Dias, Edu, Xandão (Rio Branco); Ronaldo, Brida, Rodrigo César (Guarani)
Cartão vermelho: Dairo (Guarani)


Rio Branco: Fernando Henrique; Pepe, Xandão, Dias e Esquerdinha (Edu); Ramires, Emerson, Levi e Tito; Índio (Oliveira) e Washington (Bruno Andrade).
Técnico: Napoleone Júnior

Guarani: Emerson. Rodrigo Heffner, Aislan, Ailson e Brida. Rodrigo César, Ronaldo, Márcio Guerreiro (Fabinho) e Jefferson Luis. Marcos Denner (Dairo) e Bruno Rangel (Dadá).
Técnico: Argel Fucks


Fábio Viana / Gabriel Oliveira - Total A2
Leia Mais